Noticias / Brasil tem retomada em venda de carros e recorde de exportações

06/04/2017

Brasil tem retomada em venda de carros e recorde de exportações

Autor: Folha de S. Paulo

De acordo com dados divulgados nesta quinta (6) pela Anfavea (associação nacional das montadoras), foram licenciados 189.149 veículos em março, um aumento de 5,5% em relação ao mesmo mês de 2016. O cálculo inclui carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus.  

A última vez em que as vendas de um mês específico foram superiores ao mesmo período do ano anterior ocorreu há três anos, em fevereiro de 2014.  

A produção, que já vinha reagindo devido a acordos de exportação, fechou o último mês com 234.746 unidades fabricadas —alta de 18,1% em relação a março do ano passado.  

"Foram exportados 172.693 veículos no trimestre, é o melhor da história para o setor, com alta de 69,7% em relação a 2016. As empresas colocaram seus executivos para viajar e apresentar os produtos", disse Antonio Megale, presidente da Anfavea.
 

De acordo com Megale, mesmo que as vendas internas comecem a crescer, há capacidade produtiva para atender a demanda de outros países.  

DIAS ÚTEIS
 

Com cinco dias úteis a mais, as vendas em março cresceram 39,4% em relação a fevereiro. O dado que mais anima o setor é o aumento de 8,5% na média diária de vendas entre esses meses.  

"Apesar da manutenção das incertezas políticas e econômicas do país, acreditamos que a curva de queda no acumulado deverá arrefecer para que possamos ter um crescimento moderado até o final deste ano", disse em comunicado Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave (entidade que representa as distribuidoras de veículos).  

O estoque se estabilizou: há veículos suficientes para atender a 35 dias de vendas, número considerado regular pela Anfavea.


Notícias & Novidades

Novidades

Inscreva-se para receber nossa Newsletter e fique por dentro do que está acontecendo no Brasil e no Mundo.