Cases / Cadeia Produtiva de Química e Plástico

29/07/2015

Cadeia Produtiva de Química e Plástico

Estudo Setorial

Autor: LOG Estratégia, Desenvolvimento e Gestão

Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro

Em 1975, Euvaldo Luz, empresário visionário, descobriu em Maceió uma jazida de salgema, hoje a maior do Brasil, e logo conseguiu a concessão para exploração do minério e fundou a Salgema Indústrias Químicas Ltda. 

Em fevereiro de 1977 entra em operação a primeira casa de célula da unidade, tornando realidade o sonho de criação de polo petroquímico a partir da descoberta do salgema. Ao decorrer dos anos a empresa mudou o nome e o controle duas vezes, hoje a Braskem Alagoas sedia a maior planta de processamento de cloro-soda da América Latina Diante de todos esses diferenciais competitivos do estado de Alagoas para com a indústria de Química e Plástico e visando o crescimento deste mercado e o desenvolvimento econômico sustentado, a FIEA e o SENAI contrataram a LOG para desenvolver um estudo com as perspectivas de impactos e de desenvolvimento desse setor no estado de Alagoas. 

Inicialmente, foi realizado o Arranjo Produtivo Local Químico e Plástico, em 2003, com foco para sensibilização e conscientização dos agentes/atores da indústria química e plástica local e nacional. Em 2007, dando continuidade, o Estudo da Cadeia Produtiva de Química e Plásticos de Alagoas - CPQP foi publicado com objetivo de mapear as oportunidades da cadeia, de forma a dotar as instituições públicas, entidades do terceiro setor, empresários e demais interessados de um guia prático e aplicável, com informações norteadoras para suas estratégias, além de recomendações de ações para alavancagem da cadeia em Alagoas e, consequentemente, no Brasil. Esse estudo é composto por quatro capítulos onde o primeiro apresenta a Contextualização da Indústria Química e de Plásticos no Brasil e em Alagoas; o segundo, o Diagnóstico da Cadeia Produtiva de Química e Plásticos de Alagoas; seguido pelo Comparativo dos Principais Polos e Áreas Industriais Concorrentes e, finalizando o estudo, tem-se o Plano Estratégico de Desenvolvimento da CPQP. 

Como resultado deste estudo, temos a consolidação de uma das cadeias mais competitivas e importantes do Brasil. Ancorada pela Braskem, que em 2012 inaugurou sua nova fábrica de PVC, com investimentos de R$ 1 bilhão, a CPQP é uma referência e marco de atração de investimentos do segmento industrial químico e plástico, agrupando importantes empresas nacionais e internacionais em dois Polos produtivos alagoanos.




Novidades

Inscreva-se para receber nossa Newsletter e fique por dentro do que está acontecendo no Brasil e no Mundo.