Cases / Aeroporto Zumbi dos Palmares

29/07/2015

Aeroporto Zumbi dos Palmares

Análise Socioeconômica

Autor: LOG Estratégia

Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares

No ano de 2002, a LOG Estratégia, então LOG Negócios e Consultoria, desenvolveu a Análise Socioeconômica do Novo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares para a Secretaria Coordenadora de Desenvolvimento Econômico. Teve como objetivo básico mostrar a viabilidade socioeconômica da construção do Novo Aeroporto do Estado de Alagoas, projeto incluso no Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste – PRODETUR. O projeto foi modelado para pleito de apoio financeiro junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. 

Alagoas, com grande potencial turístico a ser explorado, apresentava deficiência na infraestrutura turística, principalmente no aeroporto. Atendendo apenas a voos nacionais, o Aeroporto não atendia as demandas atuais e prospectadas, nem o objetivo do PRODETUR em otimizar as potencialidades turísticas do Nordeste. Dessa forma, um Novo Aeroporto Zumbi dos Palmares se tornou ação prioritária para o desenvolvimento estadual e regional, com significativos efeitos multiplicadores. Para tanto, o projeto de Análise Socioeconômica foi desenvolvido em 3 eixos estratégicos: 

1. Avaliação Financeira, que consiste na análise dos benefícios 
2. Avaliação Econômica, que visa a análise dos benefícios 
3. Análise de Sensibilidade, onde apresenta a sustentabilidade do gerados, custos de investimento, custos de operação e manutenção (O & M) e índices de resultados obtidos; custos do projeto e indicadores de viabilidade a preços de eficiência, utilizando fatores de conversão apropriados específicos para cada item; projeto a variações dos benefícios gerados e dos custos de investimento de O & M. 

O investimento estimado para construção do Novo aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em seu montante global totaliza um valor de R$ 129.874.628,13. 

O Aeroporto foi inaugurado em setembro de 2005, ocupando a quarta posição de maior aeroporto do Nordeste. É considerado um dos mais belos terminais aeroportuários do Brasil e o primeiro aeroporto brasileiro projetado com a tecnologia de eficiência energética de Cogeração.




Notícias & Novidades

Novidades

Inscreva-se para receber nossa Newsletter e fique por dentro do que está acontecendo no Brasil e no Mundo.